Pentateuco ou Torah?

Pentateuco ou Torah?

Por Ir. Jackson, NJ*

O penteteuco

Os cinco primeiros livros da Bíblia apresentam-se como núcleo central de toda a escritura. Para judeus e cristãos a Lei é o termo que constantemente é mencionado na Bíblia. O cânon judaico, dividido em três partes (Torah, Neviim e Ketuvim) bem como os comentários diversos comentários rabínicos (literatura extra-canônica) apontam para a Torah.

Atrelado a Lei está o nome de Moisés. Dt 34,10-12 descreve Moisés como o maior dos profetas, sendo justificada essa superioridade através do relacionamento de intimidade entre esse personagem e YHWH além de estarem inseridos no acontecimento fundante de Israel: o êxodo. Nos extremos da Nebiim também encontramos referência a Lei de Moisés. Js 1,1-8, Josué tem como modelo Moisés, servo de YHWH e seu nome será atrelado ao do grande profeta: Josué é sucessor de Moisés que deve dar continuidade a missão desse e seu êxito dependerá da fidelidade a Lei de Moisés. Por outro lado, Malaquias, último livro profético traz também referência a Lei de Moisés, que para eles é divina e fruto da revelação de Deus. Aqui, Elias é mencionado por assemelhar-se alguns traços de Moisés: intimidade, esteve no monte Horeb, 40 dias e 40 noites. Dessa forma, os profetas parecem recordar a lei, tendo em vista sua atualização e seu chamado ao cumprimento através da profecia.

Na última parte, Ketuvim, vemos na abertura do saltério (Sl 1) uma alusão à lei. O próprio saltério é dividido em cinco partes em alusão à lei. O maior Sl (118)119 trata de uma reflexão em torno da lei. Quanto a Esd-Ne apresenta-se a solene proclamação da Lei de Moisés perante o povo (cf. Ne 8). As Crônicas concluem a Bíblia Hebraica, não com Lei e Moisés, mas com “subida” a Jerusalém que nos faz lembrar a saída do Egito.

Em se tratando do Novo Testamento, Mateus dispõe seus discursos em cinco partes também para fazer alusão a Lei de Moisés. Cristo não veio retirar nenhum iota da Lei (cf. Mt 5,  ). Nos escritos paulinos, Hebreus, as cartas católicas e o próprio Apocalipse também fazem alusões a Lei.

Portanto, o termo “Lei (Torah) de Moisés” parece ter uma conotação mais abrangente que o termo grego pentateuchos como significando apenas cinco livros. Até mesmo a tradição rabínica quando quer mencionar os cinco primeiros livros utiliza a expressão: chamisha chumshe hattôrâ significando “os cinco quintos da Lei”.
* Membro do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Licenciado em Física pela UFC e em Filosofia pela UECE. Graduando em Teologia na FAJE-BH e pós-graduado em Formadores para Vida Religiosa no ISTA-BH. Contato:jack22nj@hotmail.com

Voltar ao Topo