8º DOMINGO DO TEMPO COMUM

8º DOMINGO DO TEMPO COMUM

 

BUSCAI PRIMEIRO O REINADO DE DEUS.

mateus

Primeira Leitura Is 49,14-15

Neste trecho do profeta Isaías temos a imagem de Sião vista como a mulher que se sente abandonada pelo marido e não sabe como proteger seus filhos. Deus está consolando Sião usando a imagem de uma mãe que é incapaz de esquece seus filhos e mesmo que uma mulher esqueça seus filhos Deus em seu amor infinito nunca esquece seu povo. Deus não esquece as promessas feitas a seu povo

Segunda Leitura; I Cor 4,1-5

A exigência principal para um ministro/servidor de Cristo é a fidelidade. Paulo parece está tendo problemas com a comunidade que estaria colocando a prova seu trabalho, no entanto afirma que o julgamento mais importante e definitivo é o de Deus a este ele se submete, pois o Senhor lhe confiou uma missão e cabe a Ele o julgamento.

 

Evangelho: Mt 6,24-34

Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça é o essencial para o cristão tudo o mais deve está em relação a isso. A confiança excessiva em bens terrenos se contrapõe a confiança em Deus, a preocupação exagerada com as coisas muitas vezes nos afasta do que é realmente importante: a edificação do Reino de Deus.

 

 

Pistas para reflexão:

Quando assumimos na nossa vida Cristo, como Senhor, não pode mais haver lugar para outra coisa. É Ele que deve ocupar o centro, e toda nossa vida deve está articulada a esse Senhorio. Tudo que somo e fazemos tem relação estreita com nossa opção por Ele. A nossa preocupação maior deve ser com o anuncio do Evangelho e não com coisas triviais que o Senhor providencia para nosso melhor serviço ao seu Reino. Hoje quem é realmente o Senhor da minha vida? Como está minha fidelidade ao anúncio do Reino de Deus? Tenho sido servidor ou tenho buscado somente que Deus me sirva e resolva todos os meus problemas de saúde, conflitos familiares, problemas financeiros?  O que realmente a Providência significa para mim, como eu a tenho vivido? Esperar que Deus providencie o necessário para que eu consiga trabalhar para  Ele. Aceitar que o Reino de Deus é gratuidade, é generosidade é alegria ou esperar comodidades, regalias, ratamento especial por ser discípulo?

 

 

 

 

Ir. Luciene Lima, NJ é graduada em Filosofia pela F.C.F. (Fortaleza-CE), e em Teologia pela FAJE( Belo Horizonte-MG).

 

Voltar ao Topo