5º DOMINGO DA QUARESMA – A

5º DOMINGO DA QUARESMA – A

 “ QUEM CRER EM MIM, AINDA QUE ESTEJA MORTO VIVERÁ”

João

Primeira Leitura Ez 37,12-14

Este trecho do livro do profeta Ezequiel finaliza a visão dos ossos secos que foi escrito para falar sobre a situação de morte em que se encontrava o povo no exílio, longe de sua terra, distante de tudo que os identificava como povo de Deus. No entanto Deus podia novamente dar a vida a esse povo, restaura-lo, tira-los da morte e traze-los a vida pelo Espírito de Deus que é vida e os renovará.

Segunda Leitura Rm 8,8-11

Paulo afirma nesse capítulo que o cristão não está mais sozinho na sua luta contra o pecado. O ser humano não está mais abandonada a suas próprias forças ele conta com um aliado forte que é o Espírito Santo que coloca  a vitória ao alcance de todos. Todo cristão recebeu no seu batismo o Espiro de Cristo Ressuscitado, que dá vida, com a  morte e Ressurreição de Jesus abriram-se as portas para o Espírito agir poderosamente no mundo e nos auxiliar na luta contra o pecado.

Evangelho Jo 11,1-45

A ressurreição de Lázaro é o sétimo e último sinal do evangelho de João aqui Jesus confirma que é a Ressurreição e a Vida. Este sinal se relaciona diretamente com Cristo que dá vida, que vence a morte, que breve enfrentará e vencerá a morte para que os discípulos que creiam, fortalecendo assim a fé deles. A medida que a paixão e morte de Jesus se aproxima é urgente e necessário que os seus discípulos estejam bem fortes na fé para enfrentar os acontecimentos que virão. O que aconteceu com Lazaro aponta para o que em breve vai acontecer com o próprio Jesus, mas, Ele sairá vitorioso definitivamente, pois Lázaro ainda morrerá, mas Jesus ressuscitará para sempre.

Pistas para reflexão:

Nessa semana nós concluímos a catequese batismal que nos falou de Cristo como água que sacia nossa sede, luz que ilumina nossas trevas e ressurreição para nossa vida. Pelo nosso batismo nós morremos para o pecado e renascemos para uma vida nova em Cristo.É Ele que nos dá a vitória definitiva sobre a morte pela sua Vida, Morte e Ressurreição. Num mundo que perdeu o sentido da vida, onde a vida humana não tem valor, pode-se morrer por qualquer motivo banal no trânsito, em assaltos, em hospitais por falta de atendimento e equipamentos necessários, nas famílias por causa das drogas, enfim a vida não tem nenhum valor. Cristo está dizendo que nós somos muito importantes que Ele entregou sua vida por amor a nós, que ser cristão é ser a favor da vida, ser alegres e esperançosos porque temos a certeza da vitória contra a morte em Cristo.Olhemos para nossa vida e deixemos Jesus ressuscitar em nós toda situação de morte que estejamos vivendo hoje.

Ir. Luciene Lima , NJ

Graduada em Filosofia pela F.C.F. (Fortaleza) e em Teologia pela FAJE (Belo Horizonte).

Voltar ao Topo