Nova Jerusalém Leiga Jovem

1002514_554154071287238_1479340686_n

A Nova Jerusalém Leiga Jovem é constituída por jovens (homens e mulheres) pertencentes ao Movimento Bíblico Nova Jerusalém, o qual está vinculado por carisma, espiritualidade e missão, ao Instituto Religioso Nova Jerusalém.

Por inspiração de Deus e desejo pessoal do Fundador, Pe. Caetano Minette de Tillesse, a NJLJ está ligada espiritualmente ao Instituto Religioso, mas tendo estatuto próprio, autônomo, como instituto leigo, devidamente aprovado, dentro do carisma, espírito, finalidade e missão da Nova Jerusalém.

Temos por objetivo aprofundar a Palavra de Deus para participar de uma Nova Evangelização, que se destina ao mundo inteiro, a partir do contato com o irmão mais próximo. Onde o jovem jerosolomita leigo lê e reflete essa Palavra, procurando ser fermento do Reino de Deus a partir do testemunho cristão.

Este compromisso que o Jerosolomita Leigo assume perante a Igreja e perante o Instituto Religioso Nova Jerusalém será a sua identidade como Nova Jerusalém.

A Nova Jerusalém busca viver uma entrega total e incondicional de si para que se torne instrumento esclarecido do Evangelho, permitindo que o Cristo trabalhe inicialmente em nós para isso.

Diante do apelo da Igreja latino-americana no Concílio Vaticano II, que apelava por uma nova e radical evangelização, a Nova Jerusalém acredita encontrar na Bíblia, e somente lá, a resposta adequada para essa evangelização do mundo.

Não somente por isso, mas porque a Palavra de Deus é vida (Hb 4,12), o carisma da Nova Jerusalém se traduz num amor todo especial por essa Palavra, e assumimos isso como razão de nossa existência.

 

Esse amor pela Palavra é vivido a partir de um tripé fundamental, ou seja, compondo três dimensões inseparáveis:

 

ESTUDO (até crítico e científico da Bíblia);

MISSÃO (pastoral numa linha prioritariamente bíblica);

CONTEMPLAÇÃO (para que esse contato com a Palavra se torne cada vez mais vital).

 

– Espiritualidade

 

A nossa espiritualidade, isto é, o modo próprio de viver a fé cristã da Nova Jerusalém tem duas raízes: a vida contemplativa, no nosso caso, a Vida Monástica Cisterciense e a experiência com o Cristo Ressuscitado através da Renovação Carismática Católica – RCC. Não estamos atrelados nem à vida monástica, no sentido jurídico, nem à RCC como movimento histórico na Igreja (em especial no Brasil), mas bebemos dessa rica e profunda experiência da Igreja de sempre, pois a Nova Jerusalém quer ser um instituto novo, para uma realidade nova num continente novo.

Ambas as realidades marcaram a vida do Fundador, que por sua vez, passou 22 anos em silêncio, oração e estudo no Mosteiro Cisterciense de Orval, na Bélgica (1946-68), e depois, chegando ao Brasil, entrou em contato com a Renovação Carismática Católica no ano de 1975, marcando assim também a Comunidade Paroquial Cristo Redentor, provocando a conversão de milhares de pessoas que viviam um cristianismo apenas nominal.

É bom que o Jovem Jerosolomita, onde quer que esteja engajado, seja uma mediação de experiências espirituais, sem se distanciar deste tipo de espiritualidade no qual está enraizado e, ao mesmo tempo, fermentará estes grupos a partir de uma oração mais profunda e um estudo bíblico mais crítico.

O Cristo Ressuscitado que foi experimentado pelo Jovem Jerosolomita é a fonte de sua vocação, condição de sua resposta e de sua perseverança, por isso, o membro leigo da Nova Jerusalém nunca deverá distanciar-se do amor de Deus sob qualquer pretexto, devendo expandi-lo a todos os irmãos para que assim sejam cristãos autênticos. Por causa deste amor de Deus, o Jovem Jerosolomita jamais poderá deixar de sentir-se Nova Jerusalém, já que o mesmo Deus assim o quis em seus grandes mistérios.

 

– Finalidade

 

A finalidade da Nova Jerusalém é compreender, assimilando na própria vida, a Revelação Divina, e retraduzi-la na linguagem das diversas culturas (1 Cor 9,19-23), reinterpretando-a na situação concreta de cada momento histórico, na fidelidade à sua mensagem genuína (Gl 1,8).

Essa finalidade acarreta consigo cinco exigências: a leitura da Palavra, o seu estudo, a sua meditação (‘Lectio Divina’), a oração a partir da Palavra, a difusão da Palavra de Deus. (§ 16)

 

 

– Objetivos gerais

 

  • Irradiar o carisma específico da Nova Jerusalém;
  • Ser uma extensão da “Nova Jerusalém” no mundo, apresentando o mesmo carisma, espiritualidade e missão;
  • Formar uma “geração bíblica”, ou seja, um povo que ame, escute, viva a Palavra.

 

 

– Metodologia

 

  • – Ler a Bíblia integralmente (de ponta a ponta);
  • – Fazer pelo menos meia hora de contemplação diária;
  • – Formação Bíblica e humana;
  • – Ministrar cursos e formações bíblicas;
  • – Divulgar o carisma Nova Jerusalém, como membros ativos do Instituto e elo de ligação com a comunidade religiosa;
  • – Ser promotores vocacionais para a vida religiosa ou leiga (casados ou não);
  • – Participar ativamente da vida comunitária;
  • – Os membros da NJLJ podem, se assim desejarem, assumir compromissos anuais perante o superior geral do Instituto Religioso Nova Jerusalém, ou simplesmente através do carisma e espiritualidade bíblica colocar-se a serviço de Deus para que estudando, orando e contemplando com as Sagradas Escrituras, possamos levá-la a todo povo de Deus;
  • – Incentivar nossos jovens à formação teológica e filosófica, bem como outras áreas afins, adquirindo e enriquecendo seus conhecimentos para a difusão da Bíblia.

 

 

– Missão

 

Colaborar com Cristo Ressuscitado na difusão e instauração do Reino de Deus a partir da autenticidade da missão de cristãos leigos engajados na escuta, estudo e difusão da Palavra de Deus.

A luz desse Cristo Ressuscitado que vem da Palavra de Deus, como dom entregue à Igreja, deve ser levada a cada irmão que o Jovem Jerosolomita Leigo encontrar na sua família, na sua vizinhança, no seu estudo, no seu trabalho, no seu grupo de oração, na sua pastoral, etc.

 

– PARTICIPE DE NOSSOS ENCONTROS!

Sábados, a partir de 25/02/2012 no horário de 14:00 às 16:00h

Local: Instituto Religioso Nova Jerusalém

Rua Francisco Calaça, nº 178 – Bairro Cristo Redentor

Fortaleza/ CE – 60.337-387 (vizinho à Escola São José dos Arpoadores)

 

 

 

E-MAIL/ MSN: leigajovemnj@hotmail.com

TWITTER: @leigajovemnj

FACEBOOK: /leigajovemnj

Blog: www.leigajovemnj.blogspot.com 

Ir. Narcélio Lima, NJ

Onde Estamos. Veja mais