Quem Somos?
Somos Institutos Religioso formado por irmãos e Padres que a exemplo de seu fundador, Pe. Caetano Minette de Tillesse, vivemos um amor todo especial pela Sagrada Escritura e por isso, fazemos dela a razão de nossa existência e de nosso apostolado. Em união com a Igreja, anunciamos a Boa Nova da Salvação.
Para responder aos questionamentos de nossa época acreditamos encontrar na Bíblia, fundamento de nossa fé, uma palavra norteadora de Deus para a humanidade. Por isso somos chamados a estudá-la profundamente a fim de que se conheça o plano divino da salvação.
A Nova Jerusalém existe para evangelizar a partir da Palavra de Deus, atuando em diversos campos como pastorais, cursos bíblicos, seminários e faculdades. Assim, nosso objetivo é tornar a Palavra de Deus viva e eficaz na vida de todos, buscando sempre encarnar na vida o que pregamos por palavras. Além da leitura, do estudo e do apostolado com a Bíblia, é essencial e prioridade para nossa vocação o contato íntimo e profundo com Jesus Vivo e Ressuscitado através da contemplação.
Portanto, somos um Instituto com raízes monásticas (cistercienses) e renovação carismática. A Nova Jerusalém tem como carisma três dimensiones completamente inseparável, que constituem o seu tripé Fundamental: 1° Estudo da bíblico, crítico e cientifico, 2° Missão, Animação bíblica nas pastorais e 3° a contemplação, tem como objetivo de progredir constantemente na vida de oração e no estudo profundo das Sagradas Escrituras e a Pastoral Bíblica.
O Instituto tem três ramos; os irmãos e Padres, as irmãs e a Nova Jerusalém leiga.
Fundador
Pe. Caetano (Gaëtan) Minette de Tillesse nasceu em Neder-Ockerzeel, perto de Bruxelas, na Bélgica em 07/06/1925. Depois da 2ª Guerra Mundial, entrou no Mosteiro Cisterciense Trapista de Orval (Bélgica) em 11/02/1946, permanecendo até março de 1968, no qual passou 22 anos em silêncio e oração.
Estudou filosofia e teologia no Mosteiro. Em 1952 foi enviado a Roma para fazer licenciatura em teologia na Faculdade Gregoriana e lá ingressou no Instituto Bíblico em 1956. Voltando ao mosteiro, passou a ensinar Bíblia durante 11 anos, onde sentiu a necessidade de intensificar toda sua experiência com o povo pobre e humilde.
Em 28/03/1968 chega ao Brasil, acolhido no mosteiro de São Bento, Salvador/ BA. Em novembro do mesmo ano, chega a Fortaleza/ CE, Pirambu (hoje Cristo Redentor). No meio dos pobres sente que Deus quer algo novo, ou seja, uma nova forma de vida consagrada suscitada pela ação do Espírito Santo. Funda assim, em 11/01/1981, o Instituto Religioso Nova Jerusalém, com a colaboração da irmã Maria dos Anjos (co-fundadora).
Pe. Caetano foi um grande exegeta e autor da Revista Bíblica Brasileira (RBB), que aborda temas bíblicos e teológicos, procurando “transculturar” a revelação divina, isto é, compreendê-la na sua globalidade essencial, Antigo e Novo Testamento e traduzi-la globalmente na linguagem das diversas culturas (cf. 1 Cor 9,19-23), no meio do povo mais pobre e humilde. No dia 1º de janeiro de 2010 ele faz sua páscoa definitiva aos 84 anos de idade, deixando mais que saudade, a responsabilidade desse grande projeto de Deus.
Ir. Maria dos Anjos
Na construção da Nova Jerusalém cada irmão e irmã é como uma pedra fundamental sem a qual esse edifício não seria erigido. Na base deste edifício está a irmã Maria dos Anjos (Flora Maria Gonçalves), importante colaboradora no início do Instituto. Colaboradora porque, no começo, ela não era membro da Nova Jerusalém, pois pertencia a outra congregação religiosa, às Filhas de Santa Tereza.
A irmã Maria dos Anjos possuía longa experiência na catequese da paróquia Cristo Redentor, onde ajudava as jovens catequistas com formações. Essas jovens sentiram-se chamadas a esta nova vocação que estava nascendo na Igreja. Assim, a irmã acolheu a partilha dessas jovens e levou ao conhecimento do padre Fundador. O mesmo reconheceu a vocação Nova Jerusalém também nessas jovens, percebendo assim, que a essa vocação não era apenas para homens. No dia 16/01/1981 nascia assim o ramo feminino.
Como a irmã Maria Anjos era uma religiosa experiente, a pedido do padre Caetano, ela colocou-se à disposição dessa nova comunidade como primeira formadora, orientando as jovens vocacionadas na vida religiosa e vivência fraterna com os irmãos. Logo, devido à necessidade, a irmã recebeu o encargo de ser formadora também dos irmãos, ao qual se dedicou durante muitos anos. Sua formação estava relacionada à vida de oração, espiritualidade, contemplação, história de santos e temas da vida religiosa. Além de formadora, ela tornou-se, com o passar do tempo, uma espécie de superiora, não oficial, porque ainda pertencia a outra congregação. Trabalhou, também, com as vocações da casa, desde o retiro de discernimento aos primeiros votos.
Continuou ajudando a Nova Jerusalém durante muitos anos. Mas, com o passar do tempo decidiu tornar-se membro dessa Comunidade, após tantos anos de exclaustração de sua congregação de origem. Sua entrada na Nova Jerusalém se deu numa época muito delicada, quando muitas vocações tinham saído. Sua decisão pela Nova Jerusalém trouxe segurança às novas religiosas que havia entrado na Comunidade. Assim, dedicou o resto de sua vida à Nova Jerusalém até o dia em que o Senhor Jesus Cristo a chamou para a Jerusalém Celeste no dia 20 de março de 2000.
Onde Estamos?
CASA-MÃE
A Casa-mãe do Instituto Religioso Nova Jerusalém está localizada na cidade de fortaleza no bairro Cristo Redentor, uma das regiões mais pobres da América Latina quando nosso fundador chegou aqui (conhecida como Pirambu). A escolha não foi à toa, mas por puro amor: amor aos pobres e ao projeto de Deus.
Sendo o berço da vocação Jerosolomita, a Casa-mãe é uma espécie de condomínio residindo no Mosteiro de Irmãos, Padres e formandos. Ela no todo passa a ser casas de formação inicial para todos candidatos que se dedica a uma entrega incondicional de sua vida a Deus. O processo formativo se divide em etapas, após um ano de acompanhamento nos encontros vocacional (inicia o Aspirantado, depois o Postulando e Noviciado). Temos também quartos de hóspedes para aqueles que desejarem realizar seu retiro pessoal. Ambos são abertos ao público, mas devem ser feitas reservas previamente.
Os membros do Instituto residentes na Casa-mãe, são atuantes na Paróquia do Cristo Redentor, auxiliando pastorais, grupos, movimentos e na Diocese de Fortaleza. Promovendo estudos e retiros bíblicos. Também levam o Cristo Ressuscitado a sábios e humildes, não se limitando à área paroquial, mas irradiando a luz da Palavra de Deus por todos os lugares.
FUNDAÇÃO EM MOSSORÓ-RN
A pedido de D. Mariano Manzana, bispo da diocese de Mossoró/RN, a Nova Jerusalém abriu uma fundação Masculina, chegam os irmãos da Nova Jerusalém no solo potiguar no dia 11/02/12. Assumem a paróquia de São Paulo Apóstolo.
A fundação e composta por quatro irmãos: um como pároco e superior que conta com a ajuda de outros três irmãos: um vigário paroquial, um irmão padre professor ministra aulas no Faculdade Católica do RN e um Irmão professo que cursa faculdade assume trabalhos vocacionais .
Os irmãos tem trabalhado para a difusão do Carisma próprio da Nova Jerusalém, atuando nas diversas áreas pastorais Paroquiais. dar assistência ao novo grupo na Nova Jerusalém Leiga dentro da própria paroquia, presente também na Faculdade Católica do RN e nas comunidades que compõem a Diocese de Mossoró- RN.
FUNDAÇÃO EM TERESINA-PI
A pedido de D.
FUNDAÇÃO EM MARACANAÚ-CE
Com o impulso de expandir ainda mais o carisma do Instituto Religioso Nova Jerusalém, Pe. Caetano juntamente com seu conselho colocam-se a disposição do nosso arcebispo D. José Antônio para servir onde a Arquidiocese mais necessitasse. Pouco tempo depois chega o pedido à Nova Jerusalém para assumir a Paróquia do Menino Jesus no Conjunto Industrial Maracanaú-CE (Região Metropolitana de Fortaleza) e em 13 de março de 2004 isso se concretiza.
Assim a Fundação INJ masculina em Maracanaú e composta por dois Irmão padre sendo um superior local e pároco e outro vigário e irmão professo estudante. Promovem trabalhos de formação bíblica além de dar assistência às pastorais e movimentos da paróquia, também auxilia na Nova Jerusalém Leiga localizada em Maracanaú-CE.
FUNDAÇÃO EM VESPASIANO-MG
Em 1996, com a finalidade de ampliar os estudos, um Irmão, uma Irmã e uma Leiga consagrada, iniciaram uma pequena comunidade em Belo Horizonte -MG, na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja. Em 1998 a comunidade das Irmãs transferiu-se para o Lar dos Idosos São José, na mesma cidade, dando início à primeira Fundação das Irmãs do Instituto Nova Jerusalém. Tendo em vista uma maior dedicação ao nosso carisma, em 2007 a Fundação desligou-se do Lar dos Idosos e instalou-se na Paróquia São José, em Vespasiano-MG.
O carisma da Nova Jerusalém está totalmente centralizado na bíblia. Mas ler, estudar, rezar e viver a Palavra de Deus é algo intrínseco à vida de qualquer cristão. O específico do nosso carisma é aproximar-se da bíblia a partir de um tripé: contemplação, estudo e missão. Nossa preocupação fundamental é com o mundo atual: seus anseios, problemas, desafios, etc., procurando discernir as causas mais profundas do modo de agir e reagir das pessoas de nosso tempo. Nós queremos oferecer, como Igreja Católica, ao mundo de hoje, um tipo de leitura bíblica que ajude o ser humano a perceber que Deus não está alheio às suas angústias e esperanças. Por isso se faz necessário uma boa reflexão teológica, consequência principal da apropriação de ferramentas exegéticas e hermenêuticas advindas de estudos avançados.
Na comunidade de Vespasiano-MG: A função masculina INJ tem um superior e pároco na Paróquia São José Operário, um vigário paroquial, dois irmão estudantes que compõem a comunidade local e auxiliam as pastorais.
Além dos diversos serviços comuns em uma paróquia, há outras atividades especificamente relacionadas ao carisma do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Cada capela possui um grupo de leitura bíblica, que se reúne mensalmente para rezar e partilhar as questões pertinentes à leitura indicada para aquele mês. Ao final, tem as diretrizes para continuar a leitura até o reencontro de partilha.
A Escola Bíblico-teológica Pe. Caetano Minette de Tillesse é outra expressão do carisma da Nova Jerusalém. As disciplinas bíblicas e teológicas de um curso de Teologia são divididas em três anos, em uma carga horária menor, para que leigos aperfeiçoem seus conhecimentos doutrinais, tenham uma fé mais consciente e se engajem com mais empenho em suas atividades. A Escola adquiriu uma nova roupagem, procurando atender as necessidades da paróquia, focando-se na formação de líderes que conta com a ajuda dos irmãos, irmãs e profissionais leigos como facilitadores.
Os irmãos ainda ministram cursos bíblicos a convite de grupos e paróquias, assessoram pastorais, trabalham com formação bíblica e círculos bíblicos, ministram palestras, retiros e encontros para grupos diversos.
Desde o início o nosso Fundador, Pe. Caetano Minette de Tillesse (07.06.1925 – 01.01.2010) pensou em erigir Fundações da NJ em Minas Gerais com a meta principal de proporcionar estudos de pós-graduação na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia a irmãos e irmãs da NJ. Dessa forma, a necessidade desses estudos não é um acréscimo ao carisma do Instituto, mas intrínseco a ele.