O Instituto

Fundador

Pe. Caetano(Gaëtan) Minette de Tillesse nasceu em Neder-Ockerzeel, perto de Bruxelas, na Bélgica em 07/06/1925. Depois da 2ª Guerra Mundial, entrou no Mosteiro Cisterciense Trapista de Orval (Bélgica) em 11/02/1946, permanecendo até março de 1968, no qual passou 22 anos em silêncio e oração.

10511127_344325755722525_3724107105673094597_n

Estudou filosofia e teologia no Mosteiro. Em 1952 foi enviado a Roma para fazer licenciatura em teologia na Faculdade Gregoriana e lá ingressou no Instituto Bíblico em 1956. Voltando ao mosteiro, passou a ensinar Bíblia durante 11 anos, onde sentiu a necessidade de intensificar toda sua experiência com o povo pobre e humilde.

Em 28/03/1968 chega ao Brasil, acolhido no mosteiro de São Bento, Salvador/ BA. Em novembro do mesmo ano, chega a Fortaleza/ CE, Pirambu (hoje Cristo Redentor). No meio dos pobres sente que Deus quer algo novo, ou seja, uma nova forma de vida consagrada suscitada pela ação do Espírito Santo. Funda assim, em 11/01/1981, o Instituto Religioso Nova Jerusalém, com a colaboração da irmã Maria dos Anjos (co-fundadora).

Pe. Caetano foi um grande exegeta e autor da Revista Bíblica Brasileira (RBB), que aborda temas bíblicos e teológicos, procurando “transculturar” a revelação divina, isto é, compreendê-la na sua globalidade essencial, Antigo e Novo Testamento e traduzi-la globalmente na linguagem das diversas culturas (cf. 1 Cor 9,19-23), no meio do povo mais pobre e humilde. No dia 1º de janeiro de 2010 ele faz sua páscoa definitiva aos 84 anos de idade, deixando mais que saudade, a responsabilidade desse grande projeto de Deus.

Co-Fundadora

Ir. Maria dos Anjos

Na construção da Nova Jerusalém cada irmão e irmã é como uma pedra fundamental sem a qual esse edifício não seria erigido. Na base deste edifício está a irmã Maria dos Anjos (Flora Maria Gonçalves), importante colaboradora no início do Instituto. Colaboradora porque, no começo, ela não era membro da Nova Jerusalém, pois pertencia a outra congregação religiosa, às Filhas de Santa Tereza.

A irmã Maria dos Anjos possuía longa experiência na catequese da paróquia Cristo Redentor, onde ajudava as jovens catequistas com formações. Essas jovens sentiram-se chamadas a esta nova vocação que estava nascendo na Igreja. Assim, a irmã acolheu a partilha dessas jovens e levou ao conhecimento do padre Fundador. O mesmo reconheceu a vocação Nova Jerusalém também nessas jovens, percebendo assim, que a essa vocação não era apenas para homens. No dia 16/01/1981 nascia assim o ramo feminino.
Como a irmã Maria Anjos era uma religiosa experiente, a pedido do padre Caetano, ela colocou-se à disposição dessa nova comunidade como primeira formadora, orientando as jovens vocacionadas na vida religiosa e vivência fraterna com os irmãos. Logo, devido à necessidade, a irmã recebeu o encargo de ser formadora também dos irmãos, ao qual se dedicou durante muitos anos. Sua formação estava relacionada à vida de oração, espiritualidade, contemplação, história de santos e temas da vida religiosa. Além de formadora, ela tornou-se, com o passar do tempo, uma espécie de superiora, não oficial, porque ainda pertencia a outra congregação. Trabalhou, também, com as vocações da casa, desde o retiro de discernimento aos primeiros votos.

Continuou ajudando a Nova Jerusalém durante muitos anos. Mas, com o passar do tempo decidiu tornar-se membro dessa Comunidade, após tantos anos de exclaustração de sua congregação de origem. Sua entrada na Nova Jerusalém se deu numa época muito delicada, quando muitas vocações tinham saído. Sua decisão pela Nova Jerusalém trouxe segurança às novas religiosas que havia entrado na Comunidade. Assim, dedicou o resto de sua vida à Nova Jerusalém até o dia em que o Senhor Jesus Cristo a chamou para a Jerusalém Celeste no dia 20 de março de 2000.

Quem Somos?

Somos um Instituto Religioso formado por irmãos e irmãs que a exemplo de seu fundador, Pe. Caetano Minette de Tillesse, vivemos um amor todo especial pela Sagrada Escritura e por isso, fazemos dela a razão de nossa existência e de nosso apostolado. Em união com a Igreja, anunciamos a Boa Nova da Salvação.

10940480_795364017165346_5343603114457789007_n

Para responder aos questionamentos de nossa época acreditamos encontrar na Bíblia, fundamento de nossa fé, uma palavra norteadora de Deus para a humanidade. Por isso somos chamados a estudá-la profundamente a fim de que se conheça o plano divino da salvação.

A Nova Jerusalém existe para evangelizar a partir da Palavra de Deus, atuando em diversos campos como pastorais, cursos bíblicos, seminários e faculdades. Assim, nosso objetivo é tornar a Palavra de Deus viva e eficaz na vida de todos, buscando sempre encarnar na vida o que pregamos por palavras.

Além da leitura, do estudo e do apostolado com a Bíblia, é essencial e prioridade para nossa vocação o contato íntimo e profundo com Jesus Vivo e Ressuscitado através da contemplação.

O Instituto tem a casa-mãe em Fortaleza, onde há padres, irmãos e irmãs. Além disso, há outras casas: Vespasiano/ MG (uma casa de irmãos e outra de irmãs), Maracanaú/ CE (irmãos e padres), Mossoró/ RN (uma casa de irmãos e uma casa de irmãs) e Teresina/ PI (irmãos e padres).

A Nova Jerusalém tem editado a Revista Bíblica Brasileira de 1984 a 2005. No momento ela foi interropida, mas esperamos publicá-la num futuro próximo.

Portanto, somos um Instituto com raízes monásticas (cistercienses) e renovação carismática que tem como carisma a contemplação, o estudo profundo das Sagradas Escrituras e a Pastoral Bíblica.

Onde Estamos?

CASA-MÃE MASCULINA

A Casa-mãe do Instituto Religioso Nova Jerusalém está localizada no bairro Cristo Redentor, uma das regiões mais pobres da América Latina quando nosso fundador chegou aqui. A escolha não foi à toa, mas por puro amor: amor aos pobres e ao projeto de Deus.

Sendo o berço da vocação Jerosolomita, a Casa-mãe é uma espécie de condomínio residindo no Mosteiro padres e irmãos, e casas do Noviciado Masculino (responsável pelas etapas formativas – aspirantado, postulantado e noviciado). Além disso, o Instituto dispõe de uma casa de Retiros, além de quartos de hóspedes para aqueles que desejarem realizar seu retiro pessoal. Ambos são abertos ao público, mas devem ser feitas reservas previamente.

Os membros do Instituto residentes na Casa-mãe, são atuantes na Paróquia do Cristo Redentor, auxiliando pastorais, grupos, movimentos e promovendo estudos e retiros bíblicos. Também levam o Cristo Ressuscitado a sábios e humildes, não se limitando à área paroquial, mas irradiando a luz da Palavra de Deus por todos os lugares.

CASA-MÃE FEMININA

A Casa-mãe de nossas irmãos localiza-se ao lado da casa masculina, situada à Rua Grito de Alerta, com um mosteiro totalmente novo, inaugurado em fevereiro de 2015.

FUNDAÇÃO FEMININA DE MOSSORÓ-RN

O Instituto Religioso Nova Jerusalém fundou mais uma casa no Nordeste.

A pedido de D. Mariano Manzana, bispo da diocese de Mossoró/RN, a Nova Jerusalém abriu uma fundação do ramo feminino, no dia 30/05/2010, situada na rua Duodécimo Rosado, 425 – Nova Betânia. A Comunidade é composta por três irmãs: Ir. Juliana Galeno Veras (superiora local), que assume a assessoria da Catequese na Diocese de Mossoró e Ir. Márcia Eloi Rodrigues, que ensina disciplinas bíblicas no curso de Teologia da Faculdade Diocesana de Mossoró e Ir. Priscila Barros, NJ que assume Pastoral Vocacional e cursos bíblicos. Além dessas atividades mais específicas, as irmãs trabalharão para a difusão do Carisma próprio da Nova Jerusalém nas diversas áreas pastorais e comunidades que compõem da Diocese.

visite nosso blog: http://novajerumossoro.blogspot.com/

FUNDAÇÃO MASCULINA DE MOSSORÓ-RN

DSCN7425

Quase dois anos após a chegada das irmãs, chegam os irmãos da Nova Jerusalém no solo potiguar no dia 11/02/12. Assumem a paróquia de São Paulo Apóstolo, tendo como pároco Ir. Pe. Paulo Henrique que conta com a ajuda de outros dois co-irmãos:  Ir. Pe. Carlos César, vigário paroquial, que assume programas de rádio e ministra aulas no seminário diocesano de Mossoró; Ir. Narcélio Lima Ferreira, NJ que assume trabalhos vocacionais e juventude e  ministra cursos.

Os irmãos tem trabalhado para a difusão do Carisma próprio da Nova Jerusalém nas diversas áreas pastorais e comunidades que compõem da Diocese.

FUNDAÇÃO MASCULINA DE MARACANAÚ-CE

Com o impulso de expandir ainda mais o carisma do Instituto Religioso Nova Jerusalém, Pe. Caetano juntamente com seu conselho colocam-se a disposição do nosso arcebispo D. José Antônio para servir onde a Arquidiocese mais necessitasse.

Pouco tempo depois chega o pedido à Nova Jerusalém para assumir a Paróquia do Menino Jesus no Conjunto Industrial Maracanaú-CE (Região Metropolitana de Fortaleza) e em 13 de março de 2004 isso se concretiza. Assim, os irmãos, dentre eles dois padres Ir. Pe. Marcelino Santos, NJ, superior local e pároco, Ir. Pe. Lauro Freire Alves Filho, NJ e o Ir. Danilo Batista, NJ promovem trabalhos de formação bíblica além de dar assistência às pastorais e movimentos da paróquia.

FUNDAÇÕES DE VESPASIANO-MG
FEMININA


Em 1996, com a finalidade de ampliar os estudos, um Irmão, uma Irmã e uma Leiga consagrada, iniciaram uma pequena comunidade em Belo Horizonte-MG, na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja. Em 1998 a comunidade das Irmãs transferiu-se para o Lar dos Idosos São José, na mesma cidade, dando início à primeira Fundação das Irmãs do Instituto Nova Jerusalém. Tendo em vista uma maior dedicação ao nosso carisma, em 2007 a Fundação desligou-se do Lar dos Idosos e instalou-se na Paróquia São José, em Vespasiano-MG.

O carisma da Nova Jerusalém está totalmente centralizado na bíblia. Mas ler, estudar, rezar e viver a Palavra de Deus é algo intrínseco à vida de qualquer cristão. O específico do nosso carisma é aproximar-se da bíblia a partir de um tripé: contemplação, estudo e missão. Nossa preocupação fundamental é com o mundo atual: seus anseios, problemas, desafios, etc., procurando discernir as causas mais profundas do modo de agir e reagir das pessoas de nosso tempo. Nós queremos oferecer, como Igreja Católica, ao mundo de hoje, um tipo de leitura bíblica que ajude o ser humano a perceber que Deus não está alheio às suas angústias e esperanças. Por isso se faz necessário uma boa reflexão teológica, conseqüência principal da apropriação de ferramentas exegéticas e hermenêuticas advindas de estudos avançados.

MASCULINA

291

 

Somos cincoirmãos na comunidade de Vespasiano-MG: Ir. Pe. Rogério França Lopes, NJ que assume a função de superior e pároco na Paróquia São José Operário; Pe. Marcus Alves Mareano, NJ vigário paroquial; Ir. Fabrício Wagner, NJ, Ir. Francisco Márcio, NJ e Ir. Jackson C. Silva, NJ estudantes de teologia, que compõem a comunidade local e auxiliam as pastorais.

Além dos diversos serviços comuns em uma paróquia, há outras atividades especificamente relacionadas ao carisma do Instituto Religioso Nova Jerusalém. Cada capela possui um grupo de leitura bíblica, que se reúne mensalmente para rezar e partilhar as questões pertinentes à leitura indicada para aquele mês. Ao final, tem as diretrizes para continuar a leitura até o reencontro de partilha.

A Escola Bíblico-teológica Pe. Caetano Minette de Tillesse é outra expressão do carisma da Nova Jerusalém. As disciplinas bíblicas e teológicas de um curso de Teologia são divididas em três anos, em uma carga horária menor, para que leigos aperfeiçoem seus conhecimentos doutrinais, tenham uma fé mais consciente e se engajem com mais empenho em suas atividades. Este ano a Escola adquiriu uma nova roupagem, procurando atender as necessidades da paróquia, focando-se na formação de líderes que conta com a ajuda dos irmãos, irmãs e profissionais leigos como facilitadores.

Os irmãos ainda ministram cursos bíblicos a convite de grupos e paróquias, assessoram pastorais, trabalham com formação bíblica e círculos bíblicos, ministram palestras, retiros e encontros para grupos diversos.

Desde o início o nosso Fundador, Pe. Caetano Minette de Tillesse (07.06.1925 – 01.01.2010) pensou em erigir Fundações da NJ em Minas Gerais com a meta principal de proporcionar estudos de pós-graduação na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia a irmãos e irmãs da NJ. Dessa forma, a necessidade desses estudos não é um acréscimo ao carisma do Instituto, mas intrínseco a ele.

“Colabore com o estudo e a propagação da Palavra de Deus!”

Ajude o Instituto Religioso Nova Jerusalém através de nossa conta bancária:
ASSOCIAÇÃO NOVA JERUSALÉM
CNPJ: 12211-710 /0001- 40
Banco Bradesco – Agência 2608-5; Conta Corrente: 16247-7

Onde Estamos. Veja mais